De acordo com o HubSpot, o tráfego é “qualquer atividade que gere visitas ao seu site ou blog”. Portanto, a função de um gestor de tráfego é aumentar o número de visitantes no website ou blog.
Há diversas maneiras de aumentar o tráfego para seu site ou blog. Uma vez que você já tenha identificado as principais fontes de visitas para seu negócio, o gestor será capaz de aumentar o fluxo dessas visitas através de variadas estratégias,tais como:
(SEO)
-Otimização do site para motores de busca.
-Anúncios no Google AdWords,Facebook, Linkedin, Tik Tok, Taboola e outros…
-Campanhas de e-mail marketing.
-Publicações nas redes sociais.
-Links patrocinados.
Mas antes de contratar um gestor de tráfego se deve levar em consideração alguns fatores importantes,como estes:o objetivo do seu negócio e qual o orçamento disponível.
Essa é uma informação que deve ser passada ao gestor de tráfego, para que assim ele possa fazer um planejamento baseado no seu objetivo principal.
*Aumentar o número de visitas no seu negócio, sendo ele físico ou virtual.
*Aumentar a autoridade da sua marca.
*Conversão
(levar os clientes a uma decisão de compra)
Existem outros objetivos que devem ficar claros no momento da contratação. Mas são aspectos determinados pela área de atuação de cada cliente.
É importante deixar claro para o gestor de tráfego o quanto você está disposto a investir, assim ele realizará o trabalho de acordo com o seu orçamento.
Também é importante que você entenda a dinâmica do mercado e compreenda que, caso o seu produto tenha forte concorrência, será maior o custo no leilão para que seu anúncio seja exibido.
Sendo assim, a verba precisa estar alinhada com a sua meta.
Imagina que você é proprietário de uma loja de sapatos esportivos.Considerando a sua experiência com esse tipo produto, eu te pergunto:
Acredita ser este um segmento muito competitivo?
Se você disse que sim, está correto.
Vamos analisar essa pesquisa feita no Google como exemplo:
Você percebe que tem no google shopping pelo menos 4 empresas anunciando, e depois no search, ainda tem o mercado livre?
Como pôde conferir, há bastante disputa pela visibilidade.E quando isso ocorre,o algoritmo faz o leilão para a exibição dos anúncios.
Este mesmo conceito se aplica a outras plataformas de anúncio, como facebook ads, linkedin e tiktok.
Outro ponto a se destacar é a inteligência dos dados capturados para que as campanhas tenham performance nos anúncios.
Esses dados são chamados de leads,que acessam o seu site e registram as interações realizadas desde o início, quando se clica em um anúncio, até ao fim quando se entra na página de vendas é efetuada uma compra.
O gestor de tráfego precisa desses dados para conseguir ler e entender o comportamento dos usuários, a performance das campanhas e o desempenho dos anúncios.
Assim ele poderá diagnosticar onde deverão ser feitas algumas melhorias. Se no site, nos criativos dos anúncios, no público para o qual está sendo divulgado etc.
E para se ter uma quantidade ideal de insights com um bom desempenho, é necessário em média 3 meses.
Sabendo disso, tenha em mente que sua verba pode estar aliada a esses pontos: leilão a ser pago, leitura de dados analytics e o desempenho das campanhas.
Feito isso, vamos imaginar que durante um mês entre 10 pessoas na sua loja online, mas que ninguém compra.
Você conseguiria analisar com apenas essa quantidade de pessoas o que deveria ser feito para melhorar o seu site?
Acredito que não. Porque são poucos os dados fornecidos.
Portanto, não existe um comportamento padrão dos usuários que identifique qual o melhor perfil comprador.
Agora imagine que de 1.000 a 10 mil pessoas entrem no seu site e que algumas dessas pessoas tenham determinado padrão de compra. O gestor de tráfego terá certamente coletado mais dados que apresentarão informações relevantes para maximizar o número das suas vendas.
Então pense bem na verba que você tem disponível e o período de consumo dela.
O planejamento é a elaboração estratégica de uma empresa definindo etapas e como elas podem ser alcançadas. Como já temos o objetivo,o valor da verba e o tempo deduzido ,traçamos uma rota.
Dentro desse período de execução o gestor de tráfego conseguirá capturar dados e fazer uma leitura precisa para alcançar as melhores performances da sua campanha.
Ter uma boa leitura de dados não é para qualquer um, e essa habilidade é a diferença entre um gestor de tráfego de alta performance,para meros apertadores de botões.
Um excelente gestor sabe identificar os pontos cruciais para tomadas de decisões inteligentes e escalável.
Essa habilidade deveria ser um requisito para todos os gestores,mas não é o caso.E quem realmente a possui pode dizer que se sobressai da maioria. Isso simplesmente porque, ter uma boa leitura dos dados e entender o comportamento dos usuários na jornada de compra, como por exemplo as etapas do funil e o engajamento,é uma habilidade poderosa.
Se pretende contratar um gestor de tráfego, é importante que ele saiba ler os números e explicar tudo com clareza a você.
Além disso, o gestor de tráfego deve conseguir identificar as estratégias de marketing mais relevantes para o seu negócio e ter experiência em implementá-las.
Percebe como as fotos são montadas? O texto persuasivo veio primeiro, não coloquei nada técnico e seco, estou vendendo a solução para a dor do cliente e não o produto.
Para a contratação de um gestor de tráfego, é aconselhável a aquisição das informações acima.Mas caso você ainda não esteja familiarizado com essas ideias,fique tranquilo,na grande maioria das vezes elas são apresentadas logo no início da negociação.
O meu método é apresentar um planejamento das campanhas de acordo com os objetivos e metas do cliente,dando um panorama completo do que será feito para alcançá-los.
Claro,isso vai de gestor para gestor.
Como mostrado na ilustração, essas informações são importantes para o cliente saber sobre os dados da fabricação.
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