Como fazer seu e-commerce vender na internet?

Uma coisa é certa, as pessoas estão cada vez mais confiantes em comprar pela internet. A terceira idade está se conectando ao digital e onde o consumidor está, temos que estar também. 

A pandemia não atrapalhou o desenvolvimento do e-commerce, muito pelo contrário. Neste cenário, o crescimento em 2021, impulsionado pelo primeiro semestre, foi de 27%, totalizando 182,7 bilhões em vendas. Redação E-Commerce Brasil

Podemos observar que em 2022 o crescimento continua acelerado, segundo o e-commerce Brasil ,um aumento de 20,56% em janeiro de 2022. Acredito que já não é tendência,ter uma loja virtual é sim uma questão de sobrevivência.

Analisando o e-commerce em um cenário global podemos ter um aumento trilionário nos próximos anos

Como devo começar

Apesar de muitos empreendedores/lojistas estarem conscientes sobre o grande avanço do digital, muitos ainda estão perdidos sem saberem como fazer, outros frustrados por não conseguirem vender ou com poucas vendas que se quer bancam todas as despesas,e acabam fechando no vermelho.

Sabendo destes dados você não pode deixar para amanhã o que realmente precisa fazer hoje, por isso vou te dar orientações do que pode fazer para começar investindo nos pontos certos e com o menor custo possível para vender na internet.

Não é um mito,é uma realidade.No começo eu também errei muito e fechei muitas vezes no vermelho para aprender a forma correta.

Antes de tudo você precisa arrumar a casa.Agora com uma analogia simples vou te mostrar o que é esse “arrumar a casa”: basicamente é encontrar um ponto para alugar, e montar sua loja (estrutura) para receber os seus clientes.

isso não é tão diferente no digital. Você precisa comprar um domínio ( de preferência o nome da sua marca) .Pode comprar no registro.br e  depois precisa encontrar a hospedagem.

Hospedagens

Sobre as hospedagens, aconselho muito que busquem algo que comporte o recebimento de pessoas no seu site, não procure as mais baratas, pois os riscos e a vulnerabilidades destes servidores podem comprometer seu e-commerce, procure provedores que oferecem suportes e aguentem volumes de acessos.

Sei que no início não temos muitos acessos, mas estamos pensando em uma loja com vendas e, uma loja para vender, tem que ter um volume de tráfego, pelo menos que comporte 200 pessoas por dia e com 60 acessos simultâneos.

Tipos de plataforma para e-commerce

Existem centenas de plataformas opensource (sites de código aberto que não possui custo e permite você codificar ao seu gosto.) espalhadas na internet, mas tome cuidado,porque alguns exigem um conhecimento profundo de programação e você terá que fazer muitas implementações e isso pode gerar custos altos.

Vou te apresentar 3 plataformas que utilizo e que considero plataformas eficientes para e-commerce.

Tray

A plataforma possui uma estrutura simplificada e muito eficiente.Além disso,oferece um tutorial com dicas listadas  etapa por etapa para montar a estrutura.

A sua desvantagem é o custo de personalização da loja e programação.

Loja integrada

A loja integrada é também muito prática e bastante eficiente e de baixo custo. Com poucos cliques você consegue criar uma loja.

Também possui uma orientação para quem está iniciando a construção da sua loja com diversas dicas. Sua desvantagem é o custo de personalização e programação que não é muito barato.

Woocommerce do WordPress

O wordpress é o CMS favorito para aqueles que buscam ranqueamento nos buscadores do site, isso porque a plataforma possui uma comunidade forte e presente com atualizações constantes e isso dá uma infinidades de possibilidades de criar sites de todos os tipos.

O Woocommerce é um plugin criado para transformar o seu site wordpress em uma loja virtual.E essa poderosa ferramenta ,que para mim é incrível, por dar a você a possibilidade de personalizar tudo com pouca programação ou quase nenhuma.

Porém, há muitos critérios nessa personalização para que instalações de plugins não comprometam a velocidade de carregamento dos dados do site.

Mas ainda sim, é considerado um dos melhores para criação de sites.

Apresentação dos produtos

Aprenda a expor o seu produto. Eu dificilmente encontro lojistas que possuem uma vitrine bem apresentável e aqui está um dos grandes motivos do porquê os clientes não compram. Se você não sabe expor o que vende, como venderá?

Usar técnicas de copywriter

São textos criados persuasivamente usando técnicas de neurolinguística que estimulam a decisão de compra. Essas técnicas são muito usadas no marketing. Mas por favor, fique tranquilo, não estamos manipulando ninguém, pois acredito que o produto que queira vender não é enganoso e também que você não seja uma pessoa dissimulada.

Já tive experiência de cliente que pensava que usar copy era algo ruim ,então deixarei exposto aqui as diferenças de persuasão e manipulação

Persuasão – Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos pra induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.Wikipédia

Manipulação – A manipulação psicológica é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros por meio de táticas indiretas, enganosas ou dissimuladas. Wikipédia

Os textos persuasivos podem ajudar o cliente a tomar decisões que impactam na compra. Uma boa copy está  ligada ao emocional da pessoa.Entender a dor da sua persona e mostrar o quanto o seu produto é benéfico para ela é o segredo. 

Veja o exemplo:

Percebe como as fotos são montadas? O texto persuasivo veio primeiro, não coloquei nada técnico e seco, estou vendendo a solução para a dor do cliente e não o produto.

Usar SEO

Usar o SEO “ search engine optimization” ou melhor dizendo “otimização para mecanismo de busca” é fundamental para ranqueamento do seu sites nos buscadores e quando falo de buscadores estou falando principalmente do Google.

O google tem em média 101.576 mil buscas por segundo diariamente conforme registro no site Internet Live Stats. As pesquisas realizadas indicam que 73% dos usuários preferem clicar em um resultado de busca orgânica do que links patrocinados.

Isso ocorre porque as informações orgânicas são posicionadas por conteúdos mais relevantes do que por links patrocinados ,onde os lojistas pagam para estar.

O google possui +10 ferramentas que auxiliam na boa indexação do conteúdo nos buscadores e também ajudam no seu posicionamento. 

O lojista dono de e-commerce deve atentar para isso, apesar de o SEO não ser uma forma de venda a curto prazo, aplicar as suas técnicas pode proporcionar-lhe no futuro vendas com custos zero e por muito tempo.

Uma boa indexação,dependendo do nicho, pode trazer retornos de vendas em 2 ou 6 meses mas o  comum é em 1 ano e meio, se ranqueando nos primeiros lugares dos buscadores

Também podemos dizer que a audiência encontrada na busca é muito mais qualificada.

Quanto mais bem posicionado você estiver na busca, melhores as chances do seu público te encontrar.

Apresentar informação técnica

Essa parte é até muito comum encontrar nos e-commerce, apesar de que ainda existam muitos que deixam a desejar nisso. 

Dar informações técnicas do produto, se for roupa ,por exemplo: tipo, modelo, tamanhos, cor, quantidade ,ou se produtos eletrônicos: voltagem, medidas, uso, tipo do material etc.  Mostrarei um exemplo de como seria essa ficha técnica:

Como mostrado na ilustração, essas informações são importantes para o cliente saber sobre os dados da fabricação.

Imagens

Outro ponto indispensável são as fotos dos produtos.Pense que todos nós compramos pelos olhos, somos assim, gostamos do vemos. A ilustração do produto tem que possuir boa visibilidade e ser atrativo para o consumidor.

Tente usar fotos com fundos brancos para que possam ser usadas  também nos marketplaces. A imagem precisa ter ótima qualidade visual, sem granulado ou distorções.

Otimize o tamanho das fotos. 

Já atendi clientes com fotos de 3MB, o que era quase impossível de acessar a página, demorava quase 30 segundos para carregar. Acredite ou não, 28 segundos  somente para carregar  imagens.

Um dica que dou é tentar deixar a imagem com até 100kbytes ou 150kbytes. Assim você não afeta a experiência do usuário na página.

Outra dica é trocar a extensão jpeg por webp, como exemplo deste site da gazzy

Formas de Pagamento

Encontrar uma financeira que atenda o recebimento dos pagamentos é muito importante, você pode analisar a melhor opção em taxas cobradas por transação, formas de pagamentos e recebimento.

Importante destacar que o checkout transparente é uma opção interpretada pelo usuário como segura, já que para pagar não é necessário sair do site da loja  e ir até o site da financeira para concluir a sua compra.

Algumas empresas de checkout apresentam soluções bastante interessantes e atrativas.Deixarei aqui para vocês conhecerem a  Pagar.me, Stripe, Yapay e Mercado Pago.

Atente para um checkout prático e eficiente.

Garantia de Segurança na loja

Isso é um dos assuntos mais importantes e relevantes de uma loja virtual.Se você não oferece uma plataforma segura ao cliente ,como ele vai confiar em  comprar de você?

Uma vitrine segura possui certificações importantes e vou listar algumas delas aqui para você  implementar em sua loja.

SSL – O Transport Layer Security, assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer, é um protocolo de segurança projetado para fornecer segurança nas comunicações sobre uma rede de computadores. Wikipédia

É exibido um cadeado cinza ao lado da url como mostra na imagem abaixo

Selo E-bit – E-bit da a possibilidade de você colocar o selo em seu site para que os usuários possam ver referências da sua página pela e-bit e assim aumentar mais a sua credibilidade no mercado digital.

Selo RA1000 – O selo do ReclameAqui não é muito fácil de conseguir, porque você precisa ter 5 critério listado por eles, mas ao conseguir aumenta a credibilidade do seu e-commerce.

Safe Browsing Google – É possível o usuário realizar o teste no Google sobre o site e verificar a segurança dele. Ao clicar no selo ,é feita uma varredura no site e o google informa ao usuário a qualidade a sua qualidade. Este selo também aumenta muito a sua reputação.

Norton Secured – Protege os dados do usuário no site,como as formas de pagamento, usando criptografia. Ele também é conhecido internacionalmente, o que aumenta ainda mais a confiança do site. 

SiteBlindado – Acredito ser um dos mais interessantes para e-commerce, ele faz uma varredura no site e verifica as ameaças, como também informa ao cliente da sua segurança e se a ferramenta está atualizada.  Este selo é um dos mais conhecidos no Brasil.

Transportadoras

Frete é um dos principais pilares na decisão de compra, apesar de poucos entenderem a importância disso, 68% dos abandonos de carrinho está ligado ao frete. E,encontrar uma melhor condição pode favorecer muito nas vendas.

Usar novas formas de envio pode ajudá-lo a encontrar melhores preços de frete e não depender tanto dos correios. Além disso, existem outras vantagens ,como melhor prazo de entrega.

Atendimento Humanizado

O atendimento humanizado se trata do uso de chats ou whatsapp no site para que o usuário possa entrar em contato com um atendente do e-commerce. Essa solução além de ser muito útil para matar as objeções do usuário, pode ajudar o lojista dono do e-commerce a entender melhor quais são as objeções que seus usuários sofrem.

Análise de Dados

A Análise de Dados é fundamental para o crescimento do e-commerce, o logista consegue entender através dos dados qual é o comportamento de compra dos usuário, o desempenho de cada etapa da jornada de compra, funil de venda, engajamento do usuário e tudo o que precisa entender para os seus objetivos.

No caso do e-commerce ,o web analytics como é conhecido, usa ferramentas como Google Analytics e ferramentas Ads, Hotjar ou Smartlook que analisam o engajamento no site para interpretar dados que promovem uma conversão.

O especialista consegue identificar pontos cruciais e relevantes para melhorar a navegação do usuário. Você provavelmente já ouviu falar esse ditado.

“O que pode ser medido pode ser melhorado.”  – Peter Drucker

Tráfego Pago

O trafego pago é um recurso virtual que tem ganhado cada vez mais força no mundo digital, pois o lojista pode facilmente anunciar seus produtos ou serviços nas principais páginas web, nas primeiras páginas do Google, nos feed de notícias do Facebook, Instagram, Tik tok e LinkedIn.

Apesar da profissão crescer muito, poucos são os profissionais capacitados que entendem tudo e eu fiz questão de colocar o tráfego pago por último justamente porque um gestor de tráfego infelizmente precisa entender muito mais do que apenas usar ferramentas para anunciar.

O lojista também deve ficar atento a esse tipo de gestor. Pois, um gestor precisa saber um pouco de tudo se quiser ajudar um lojista a crescer no mercado digital.

Um gestor de alta performance é a palavra que melhor descreve o profissional gestor de tráfego que é capaz de realizar todo um diagnóstico do site, como está a presença digital da loja virtual, os dados e comportamento do usuário,até a conversão.

Ele também é responsável em realizar planejamento estratégico de marketing para o lojista de forma eficiente, traçando rotas e etapas que dão ao lojista um  resultado satisfatório.

Conclusão

Posso dizer que se você esta procurando vender pela internet ,todas essas etapas são essenciais a serem seguidas, isso ,é claro, se você busca uma estrutura digital que realmente seja sólida e duradoura.

Apenas 20% dos e-commerce sobrevivem no digital, mesmo tendo milhões de lojas espalhadas na internet e isso ocorre porque a maioria dos lojistas estão perdidos sem planejamento.

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Estamos aqui para ajudá-lo. Por favor, preencha o formulário
abaixo e entraremos em contato com você:

© Copyright – Todos os direitos reservados a mdvisual