Com um custo baixo e com grande facilidade no uso da ferramenta investir no facebook pode render muito para o seu negócio. Agora vamos entender como usar o facebook para vender.
Como usar o facebook
O facebook é a maior rede social e isso porque além de estar mais de 10 anos no mercado. A rede social tem se destacado muito, além disso, a média de usuário consumindo a rede é de 30 min há 1 hora por dia.
E se muitos pensam que o facebook está para morrer como o orkut, esquece, essa previsão está muito longe de acontecer.
Talvez você me pergunte, mais como posso usar o facebook para aumentar minhas vendas? Bem antes de eu falar como, quero te explicar que existem 2 formas de você fazer o facebook atrair os clientes.
1° Orgânico
Você pode realizar postagens facilmente em uma conta perfil sua ou em uma fanpage, isso é bem simples de fazer, muito simples mesmo e aí está o interessante de se obter uma conta nessa rede social.
Sua postagem pode atingir amigos ou pessoas que curtiram sua página, além de compartilhar com outros e assim aumenta muito a sua visibilidade.
Muitas vezes post atrativos viralizam facilmente na internet, atingindo milhões de pessoas e contribuindo muito para sua página.
2° Pago
O patrocinado já funciona diferente, você pode impulsionar seus post ou criar post apenas para suas campanhas, além disso, você pode gerenciar suas campanhas, testar elas e iniciar seus anúncios com um valor baixo, tão baixo que nem pesa no bolso.
Pense em você gastar apenas 1 real por dia e atingir 1000 pessoas, ou até mais que isso. E o interessante também é que você pode segmentar ( definir um público específico) entre idade, localização, interesses e outros que aumenta mais ainda o seu acerto ao público.
Para mim eu acredito muito mais em anunciar no facebook do que fazer panfletagem. Porque o facebook você tem um público mais interessado e envolvido com sua marca, diferente do panfletos, que você não é tão assertivo assim.
Como ter uma audiência envolvida em sua marca ou interessada no seu produto
Seu negócio pode relacionar muito bem com o seu cliente através do facebook, isso porque a rede social tem muito a acrescentar nos seus conteúdos, não só pelo alcance de pessoas, mais também pelo envolvimento no post, você pode através dos vídeos, construir uma afinidade, autoridade e até mesmo gerar provas social.
Usando o facebook da forma correta, seu negócio rapidamente constrói novos clientes e aumentando as chances de visibilidade, credibilidade da sua marca.
Então pensamos o seguinte, se você busca uma audiência assertiva, você não pode focar em números, embora seja atraente e interessante, o mais importante é você segmentar algo específico conforme o seu persona.
Já vi muitas pessoas criando contas de perfil no facebook para atrair uma audiência, porém não segmentada, a chances de uma pessoa interessar e se envolver com sua marca é muito baixa, porque não atende ela, vou dar um exemplo, é mesma coisa do que você querer vender produtos para pet, sendo que esse público não tem nenhum pet. Então a chance de interessante pode chegar a 0 e isso não é interessante para você.
Agora imagine você tem seguidores interessados, ainda que o volume não seja os 5 mil amigos, mais você tendo ali ainda que seja 500 pessoas, que se envolve, compartilha, comenta e curte, não é bom?
Nesse raciocínio também aplicamos para a fanpage, se você tem um público segmentado, as chances deles se envolver e interessar é muito maior, então pare de ir atrás de todos e comece ir atrás de interesse específico.
As vantagens da mídia na internet
O facebook é ideal também para uma boa indexação no google. Isso é muito interessante porque nem todas as empresa ou negócios possui um site e o facebook é uma ótima forma de começar gratuitamente.
Outro grande destaque na rede social é as possibilidade de proporcionar ao usuário que possui sua fanpage, conhecer o seu tráfego de usuários e entender o comportamento do seus consumidores.
Uma postagem ou um mídia de vídeo pode ser alcançada facilmente por milhares de pessoas em curto tempo.
Enfim não podemos deixar de falar isso, o facebook da uma grande chance de você entrar em grupos segmentados, assim você pode realizar postagem nesse grupos específico e gerar mais interesse.
O custo é muito baixo, resume em dois pontos ou você paga alguém para fazer para você. Ou você paga em tempo criando e desenvolvendo suas postagens.
Qual o melhor momento para usar o facebook
Um ponto interessante que muitos me perguntam é qual é o melhor momento para usar o facebook, cara eu digo agora, nesse exato momento! E por que falo isso, porque ali esta sua audiência para você comunicar com ela.
Se sua audiência não usa facebook então você tem que entender aonde está o seu persona e atacar por lá. Porém, aqui, no caso, vamos focar no facebook para o seu negócio.
Se você trabalhar sua página muito bem, como uma capa atrativa, uma foto de perfil bacana uma fanpage bem descritiva. Só posso dizer que será muito impactante.
Se você não for como muitos aventureiros que entram nesse barco por curto tempo, buscando vendas e nada mais do que isso, você tem uma grande chance de explodir no facebook.
A importância da audiência
Audiência se constrói com conteúdos, mais o grande problema está na qualidade deles, cansei de ver clientes meu que usavam de forma amadora do facebook, não que esteja criticando, mas sinceramente, você tem que atrair seu cliente e não assustar ele.
Um designer ou imagens interessante, conteúdo bem colocados, postagem de fácil uso, criação de vídeos, lives ao vivo. Enfim, você tem que trabalhar bem, criar stories animados e isso vai sem dúvida chamar a atenção do seus clientes.
Se você não fizer algo legal, melhor não fazer, porque seu concorrente sem dúvida vai aproveitar e avançar para cima de você.
Às vezes você pode até ter pouco conteúdo sabe, mais se seus conteúdos são muito atrativos e chamam a atenção. Então, você tem aí uma grande chance de o cliente se interessar e se envolver com sua marca.
Relacionamento abre portas
Aprenda meu amigo(a) a se relacionar, tire os olhos de apenas você. E construa uma empatia com seu cliente, entenda ele, expresse seus sentimentos, dores e busque dar soluções reais para o problema.
Você tendo uma página de facebook, muito bem configurada, com conteúdo atrativo, várias provas social e um ótimo relacionamento com o cliente. Pode ter certeza que seu negócio é um sucesso.
Veja o quanto falei de relacionamento aqui para você trabalhar, isso porque seu cliente quer isso, ele precisa sentir seguro e ter confiança em você para quebrar todas as objeções, então não pense 2 vezes para promover seu negócio facebook, siga os passos e vai a luta, como diz a Patricia Fripp
Você não fecha uma venda, você abre as portas de um relacionamento se quer construir um negócio duradouro e de sucesso”.